Uma equipe de pesquisa japonesa diz que sintomas graves de pneumonia causada pelo novo coronavírus podem ser tratáveis ao reduzir a função de certas proteínas relacionadas ao sistema imunológico.
O estudo foi liderado juntamente por Toshio Hirano, presidente do Instituto Nacional para Ciência Radiológica e Quântica e Tecnologia e pelo professor Murakami Masaaki da Universidade de Hokkaido.
Os pesquisadores dizem que células humanas infectadas pelo vírus ativam um mecanismo do sistema imunológico que produz grandes quantidades de interleucina-6 e outras proteínas. Isso leva a sintomas respiratórios graves.
Sabe-se que cerca de 20 por cento dos infectados com o vírus sofrem sintomas graves, em alguns casos levando à morte por insuficiência respiratória.
A equipe diz que tais sintomas graves podem ser tratáveis ao inibir o mecanismo envolvendo a interleucina-6.
Um medicamento que bloqueia o mecanismo já é amplamente administrado para artrite reumatoide e outras condições.
Companhias farmacêuticas dizem que estão conduzindo um programa clínico para ver se o medicamento funciona contra sintomas do coronavírus.
Hirano diz que está colocando suas esperanças nos resultados dos ensaios. Seu grupo publicou o estudo na edição online na Immunity, revista de ciência dos EUA.
Fonte: NHK