A ONG Manabiya que atua principalmente no conjunto habitacional Kyuban ou Kyuban Danchi, em Minato-ku, Nagoia (Aichi), esteve presente no domingo (26), com mesas para distribuição dos alimentos como ovos e outros produtos.
Ela continua com essa atividade para dar suporte aos residentes estrangeiros, 30% dos moradores do conjunto habitacional. Com a disseminação do novo coronavírus quer evitar a infecção, por isso, ao invés de entregar as sacolas para as pessoas necessitadas dispôs os produtos alimentícios sobre a mesa para que pudessem levá-los.
Nesse domingo foram 60 pessoas de várias nacionalidades como brasileiros, filipinos e outros a comparecer para receber a ajuda.
“O trabalho foi reduzido à metade e estou com dificuldades para viver. Assim, não posso enviar dinheiro para minha família. Quero trabalhar”, disse uma estagiária técnica vietnamita.
Um brasileiro que mora em outro local foi até lá e relatou “fui demitido da indústria de autopeças e tenho que desocupar o alojamento da empresa. Estou muito preocupado porque não posso voltar ao Brasil e não estou conseguindo encontrar um novo emprego”.
Yuko Kawaguchi, fundadora da ONG Manabiya@Kyuban, disse: “comparando à crise de 2008 as demissões vêm ocorrendo mais rápidas. Não posso cozinhar e entregar as refeições aqui por causa da disseminação da infecção, mas gostaria enviar a mensagem de que se estiver em apuros alguém poderá ajudar”.
Fonte: NHK