Pesquisadores de 25 instituições japonesas e do exterior identificaram dois tipos de substâncias que poderiam ser usadas em medicamentos para tratar a Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
A descoberta foi feita em um projeto de pesquisa conjunta de emergência liderado pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas – NIID do Japão e pela Universidade de Ciências de Tóquio.
Pesquisadores procuraram substâncias que bloqueiam a reprodução do vírus em cerca de 300 tipos de medicamentos aprovados no Japão, Europa e Estados Unidos.
Eles destacaram o nelfinavir, que suprime sintomas da AIDS, e o cefarantina, que é usado para tratar doenças que levam a uma redução de glóbulos brancos.
Eles dizem que modelos de computador mostraram que o nelfinavir bloqueia enzimas que ajudam a reprodução do vírus, e o cefarantina evita que o vírus entre nas células.
Análises de computador também indicaram que se essas duas substâncias forem administradas simultaneamente a pacientes 12 horas após eles desenvolverem sintomas do coronavírus, eles podem ficar livres do vírus em 10 dias, ou cerca de 5 dias mais rápido do que quando não lhes foi dado nada.
A equipe está planejando pesquisa clínica para testar a segurança e eficácia das substâncias.
Watashi Koichi, pesquisador sênior no NIID, diz que as duas substâncias provaram ser altamente eficazes no nível experimental, então a equipe vai propô-las como candidatas para um novo medicamento de tratamento.
Fonte: NHK