A empresa japonesa de biotecnologia e fibra Toyobo disse na segunda-feira (13) que desenvolveu um kit de teste capaz de detectar dentro de 60 minutos o novo coronavírus que causa pneumonia.
O “Kit de Detecção SARS-Cov-2” da companhia reduziu com sucesso o tempo que leva para extrair material genético específico do vírus e multiplicá-lo para detecção, disse.
Os atuais testes de reação em cadeia da polimerase (PCR) geralmente levam cerca de 30 minutos a 2 horas para extrair o material genético e então mais 2 horas para multiplicá-lo e detectá-lo.
“Gostaríamos de contribuir para reduzir a infecção por Covid-19 e dar apoio a institutos de pesquisa”, disse um oficial da Toyobo.
A companhia também espera que a tecnologia a qual permite rápida multiplicação de material genético do vírus leve ao antecipado desenvolvimento de um medicamento terapêutico eficaz e vacina contra o novo coronavírus que está assolando o mundo.
Os kits de teste estarão disponíveis para pesquisadores em universidades, companhias farmacêuticas e outras instituições em todo o Japão por 90 mil ienes e inclui 100 testes por kit, de acordo com a Toyobo.
O Japão está planejando aumentar sua capacidade de testes para cerca de 20 mil por dia, e muitas companhias no país vêm desenvolvendo novos kits ao utilizarem suas tecnologias.
Entretanto, críticos apontam que levará algum tempo para alcançar a aplicação prática dos novos testes, visto que o pessoal nessas instalações que os conduzem precisarão passar por certo treinamento para garantir resultados precisos.
Dentre essas firmas desenvolvendo novos kits, a Shimadzu, uma fabricante japonesa de equipamentos de precisão, disse que começará as vendas de seu kit de teste PCR com procedimentos simplificados, o qual permite verificação em cerca de 1 hora, a partir de 20 de abril no Japão. O kit custa 225 mil ienes por unidade para 100 amostras.
A companhia poderá exportar os kits de teste em maio ou posteriormente, disse.
Fonte: Mainichi