A Food and Drug Administration dos EUA deu luz verde para o primeiro ensaio clínico do país de um medicamento japonês anti-influenza que poderia ser usado para tratar pacientes de coronavírus, de acordo com uma reportagem.
Três hospitais em Massachusetts receberam aprovação na terça-feira (7) para iniciar pequenos ensaios do antiviral favipiravir, disse ao Boston Globe um médico envolvido nos esforços.
O medicamento, também conhecido como Avigan, foi elogiado por oficiais da saúde chineses como “claramente eficaz” quando usado em 340 pacientes em ensaios no país os quais mostraram tempo reduzido de recuperação e melhoria nas funções pulmonares.
Os pacientes que receberam o medicamento na cidade chinesa de Shenzhen testaram negativo para o vírus com uma média de 4 dias após testarem positivo – bem abaixo da média de 11 dias para aqueles que não tomaram o medicamento, de acordo com o The Guardian.
Os ensaios nos EUA – que ocorrerão no Hospital Geral de Massachusetts, no Brigham and Women’s Hospital e no UMass Memorial Health Care em Worcester – envolveriam cerca de 50 a 60 pacientes com Covid-19, divulgou o Globe.
Pesquisadores administrariam o medicamento a um grupo junto com cuidado típico para pacientes de coronavírus, enquanto o grupo de controle receberia o padrão normal de tratamento, disseram fontes ao jornal.
O Dr. Keith T. Flaherty do Hospital Geral de Massachusetts disse que o estudo do favipiravir estava entre os mais promissores dos cerca de 30 ensaios clínicos considerados pelo hospital.
Fonte: NYP