O governador Hideaki Omura usou de prerrogativas legais para declarar estado de emergência em toda a província de Aichi, aos mesmos moldes do decretado pelo governo Abe, embora de forma autônoma.
Às 13h de sexta-feira (10) fez pronunciamento na presença das autoridades locais e da imprensa para a declaração, a partir dessa data e até 6 de maio, para ajustar ao da capital e das 6 outras províncias, desde 7 deste mês.
Informou que tomou esta decisão para evitar o aumento do quadro da disseminação do novo coronavírus e para preservar a vida dos cidadãos de Aichi. Cerca de um terço dos novos casos ocorreu na última semana na província que tem até esta data 300.
Pediu a todos que restrinjam as saídas e quando isso for necessário que evitem a todo custo a aglomeração, locais com pouca ventilação e mantenham o distanciamento social.
Em relação à área médica, pediu à população que não discriminem essas pessoas como vem ocorrendo.
Ao mesmo tempo incluiu medidas econômicas de emergência para dar suporte às empresas diante da disseminação do novo coronavírus. E também medidas para apoio ao sistema médico-hospitalar.
As escolas da província estão com aulas suspensas até 15 de maio.
Fonte: transmissão ao vivo