O MIC-Ministério de Assuntos Internos e Comunicações informou na sexta-feira (10) sobre os critérios para o pagamento do benefício no valor de 300 mil ienes para as famílias que tiveram queda na renda por causa dos efeitos da disseminação do novo coronavírus.
Esse benefício será igual em todo país de acordo com a queda de renda por categoria familiar, desde a unipessoal (cidadão solteiro ou que vive sozinho) até as famílias com 2, 3, 4 pessoas ou mais.
Na coluna do meio da tabela abaixo mostra os valores cuja renda caiu além desses, os quais são de famílias isentas do pagamento dos impostos. E na terceira os valores das rendas inferiores às mostradas, as quais representam menos de 50% do rendimento normal do mês.
Atenção para o período de queda do rendimento para ser comprovado: de fevereiro a junho deste ano, pois as informações serão avaliadas.
Todos os municípios foram notificados no dia anterior a esse comunicado.
Os pedidos para quem necessita serão feitos pelo correio, mas considera-se abrir uma página para procedimento online. Depois de aprovado o valor de 300 mil ienes será depositado na conta corrente com o mesmo nome do requerente, gradativamente a partir de meados de maio.
O número de telefone para as informações já foi instalado: 03-5638-5855, com atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 9h às 18h30, em japonês.
Fontes: NHK e Tokyo Shimbun