O Ministério da Saúde do Japão está planejando permitir que dentistas realizem testes para o novo coronavírus em um esforço para aumentar a capacidade de avaliações.
O plano foi apresentado pelo ministério em uma reunião de um painel especialista no domingo (26).
Ele diz que seria mais difícil garantir médicos suficientes e outros funcionários que conduzem testes PCR, o qual identifica infecção viral, enquanto o governo está trabalhando para aumentar a testagem.
Atualmente, coletar amostras nasofaríngeas dos pacientes não cai nos procedimentos que os dentistas têm permissão para fazer, mas o ministério disse que quer permiti-los como medida especial.
O ministério disse que planeja permitir aos dentistas, que passaram por treinamento relevante, que conduzam testes PCR com o consentimento dos pacientes se ficar difícil garantir o número suficiente de médicos e outro pessoal durante o estado de emergência.
Alguns especialistas fizeram comentários sobre o conteúdo do treinamento, mas não houve objeções para a proposta.
O ministério diz que quer começar a medida dentro de dias após resolver os detalhes.
No Japão, o número de testes PCR conduzidos por dia chegou a cerca de 8,8 mil em meados de abril, cerca de 4 vezes o número para o mesmo período há 1 mês, entretanto, o governo está trabalhando para aumentá-los.
Fonte: NHK