Na terça-feira (14) a rede Life de supermercados, forte em Kansai e Kanto, separou 300 milhões de ienes para expressar o agradecimento aos 40 mil colaboradores, desde funcionários regulares a arubaitos.
Segundo a empresa, por conta da disseminação do novo coronavírus houve um aumento de 15 por cento nas vendas em geral. Para proteger sua equipe foram instaladas cortinas de plástico nos caixas e também distribuiu envelopes contendo uma compensação pelo esforço durante esse período difícil.
Outra rede de supermercados, a Halows, presente em Shikoku e Chugoku, fez o mesmo para os seus 8,3 mil funcionários. Os efetivos receberam 10 mil, part timers 6 mil e arubaito 3 mil ienes.
No dia seguinte foi a rede Aeon a anunciar o mesmo para seus colaboradores das 7 províncias em estado de emergência. Com muitas pessoas fazendo home office o movimento aumentou e isso impacta os funcionários, por isso, no próximo salário receberão uma compensação de 10 mil ienes.
A rede de farmácias Sugi também expressou seu agradecimento aos funcionários que passaram e passam por situações de estresse diante da falta de produtos como máscaras, álcool e anteriormente o papel higiênico.
No pagamento do salário em 10 deste mês os 26 mil funcionários tiveram um benefício acrescido para amenizar um pouco esses momentos difíceis.
Fontes: NHK, Yomiuri, Asahi e Tokai TV