O governo japonês reabrirá uma pesquisa sobre a introdução de navios-hospitais que oferecem tratamento médico durante desastres, de acordo com oficiais do Escritório do Gabinete.
A medida segue pedidos elevados para a introdução de navios do tipo para endereçar a propagação do novo coronavírus no país, disseram os oficiais. O Escritório do Gabinete planeja compilar um relatório no fim de março do próximo ano.
A investigação vai apurar as funções essenciais sobre navios-hospitais e os métodos para manter pessoal da área da saúde a bordo durante desastres, assim como gerenciar as embarcações quando elas não são necessárias.
Em uma reunião parlamentar em fevereiro, o ministro da saúde Katsunobu Kato enfatizou a necessidade de considerar o uso de navios-hospitais. Um grupo suprapartidário de legisladores foi formado recentemente para promover a introdução de tais embarcações.
Em uma coletiva de imprensa em 10 de abril, Ryota Takeda, ministro de gestão de desastres, disse que o governo estudará o assunto seriamente para contribuir com a segurança das vidas dos cidadãos.
Fonte: Jiji