O Japão está planejando fornecer cerca de 2.2 bilhões de dólares a fabricantes japonesas para ajudá-las a realocar suas plantas no exterior, incluindo trazê-las de volta ao arquipélago.
Os subsídios são em resposta a uma grave interrupção nas redes de fornecimento das companhias causadas pela pandemia de Covid-19.
Muitas companhias japonesas concentram suas fabricações de máscaras cirúrgicas, autopeças e outros produtos fundamentais em um único país, a maioria delas na China.
A pandemia revelou a vulnerabilidade de tais redes de fornecimento, visto que os produtos se tornaram com frequência difíceis de adquirir.
De acordo com a NHK, os subsídios seriam destinados a fabricantes que estão transferindo suas fábricas para o Japão ou para o sudeste asiático. O dinheiro cobriria dois terços dos custos para empresas de pequeno e médio porte e metade para as firmas grandes.
A cobertura seria maior para produtos essenciais, como máscaras, ventiladores pulmonares e equipamento de proteção para profissionais da saúde.
Para esses produtos, as empresas menores teriam três quartos de seus custos cobertos se elas repatriarem suas instalações. As empresas maiores teriam dois terços.
O governo planejava incluir a assistência financeira em um pacote de estímulo de emergência compilado na terça-feira (7).
Fonte: NHK