Cerca de 2 milhões de máscaras doadas por Taiwan chegaram ao Japão nesta terça-feira (21) para serem entregues a hospitais públicos e escolas especiais em todo o país na luta contra à pandemia de coronavírus.
A medida ocorre após o governo taiwanês ter respondido a um pedido de um grupo interpartidário de legisladores destinado a estimular relações amigáveis entre Japão e Taiwan.
“Gostaríamos de manifestar novamente nossa sincera gratidão aos aplausos calorosos e suporte de Taiwan”, disse o Secretário-Chefe do Gabinete Yoshihide Suga em uma coletiva de imprensa.
“Continuaremos a fortalecer nossa cooperação com países e regiões relacionados contra o novo coronavírus, que é uma ameaça para toda a humanidade”, disse o principal porta-voz do governo japonês.
Representantes do Japão e de Taiwan estavam presentes na pista do Aeroporto de Narita e observaram o lote de máscaras sendo retirado de uma aeronave.
Em um ponto Taiwan estava com falta de máscaras, mas desde então conseguiu chegar a uma produção diária de 15 milhões e teve sucesso em atender a demanda doméstica após seu governo ter pedido ao setor privado que aumentasse a produção.
Taiwan também doou 10 milhões de máscaras aos EUA, nações europeias e aliados diplomáticos no início deste mês.
Fonte: Kyodo News and Culture