À medida que aumenta o impacto do novo coronavírus no emprego o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar informou na sexta-feira (10) sobre a alocação de mais pessoal nos escritórios da Hello Work.
Essa medida é para atender os trabalhadores estrangeiros para que não sejam prejudicados diante dessa situação.
Mas também atenderá os empregadores para consultas.
Independentemente da nacionalidade do trabalhador, se a empresa ordenar licença essa deve ser remunerada, usando o subsídio oferecido pelo governo, constante do pacote de contramedidas à disseminação do novo coronavírus. Se essa informação não for suficientemente repassada há risco de injustiça em relação aos trabalhadores estrangeiros.
Para evitar isso, o ministério decidiu alocar mais 40 consultores para atendimento aos trabalhadores estrangeiros e seus empregadores, principalmente nas agências Hello Work das áreas onde há muitos trabalhadores estrangeiros.
Além disso se apressa para publicação de informações em sua página web, inclusive em outros idiomas.
O governo destinou 370 milhões de ienes como verba suplementar do orçamento para esse fim.
“Mesmo que a empresa esteja passando por dificuldades administrativas não é permitido que coloque o trabalhador estrangeiro em desvantagem em relação ao colega japonês. Portanto, no caso de dificuldade financeira consulte o órgão”, informou o ministério para os empregadores.
Se ainda não leu a matéria sobre onde procurar informações sobre dispensa, licença, salário reduzido e outros toque aqui.
Fonte: NHK