McDonald’s, Coca-Cola, Audi e Volkswagen são somente alguns dos conglomerados que estão interpretando o “distanciamento social” com redesigns de logotipos.
O termo se tornou popular recentemente por causa da propagação do novo coronavírus. Distanciamento social significa ficar a cerca de 1,5m de outras pessoas em um esforço para reduzir o risco de contrair a doença.
As mensagens e logos criados para promover o distanciamento social têm prós e contras, de acordo com dois especialistas no campo de design.
“Nossa atual situação global não é brincadeira. É um problema sério”, disse Douglas Sellers, diretor executivo de criação para a empresa Siegel+Gale ao CNN Business.
“E marcas desenvolvendo logos de distanciamento social têm o potencial de diminuir a severidade do que estamos passando. A criatividade, dedicação e pensamento que vai em querer ajudar, educar, e fazer parte do movimento de distanciamento físico é uma observação de valor”, disse Sellers.
Brian Braiker, editor chefe da Ad Age, diz que é hora para as marcas oferecerem um “serviço de significado real”, referindo-se à companhias como a Gap que faz máscaras para profissionais da saúde ou a LVMH, a empresa mãe da Christian Dior e Givenchy, que está fabricando álcool gel.
“Compreender a situação, fechar e fazer algo útil é realmente a única maneira de chegar aqui. Quando você vê marcas como a McDonald’s e a Coca-Cola colocando espaços em seus logos em ‘solidariedade’, isso tem um tom amargo”, disse ele ao CNN Business.
McDonald’s Brasil
Na semana passada, a McDonald’s Brasil separou seus icônicos arcos dourados em uma imagem postada em sua página no Facebook. A agência de propaganda explicou que apesar da separação temporária entre seus clientes e a companhia causada por fechamentos de alguns de seus restaurantes, eles “podem sempre estar juntos”. A McDonald’s está oferecendo comida através de serviço de entrega e drive-thru.
Coca-Cola
A Coca-Cola está atualmente divulgando um logo na deserta Times Square em Nova Iorque que mostra cada letra de seu logo separado com o slogan “ficar afastado é a melhor maneira de ficar unido”. A marca tipicamente celebra o sentimento de unidade e amor em suas propagandas.
Liking this social distancing Coca Cola logo. pic.twitter.com/rwYP1tODy1
— Brian Moloney (@BaysideBrian) March 24, 2020
Audi e Volkswagen
Duas empresas automotivas que compartilham propriedade, a Audi e a Volkswagen, ajustaram seus logos para sua contas de mídia social.
A Audi separou seus 4 anéis em um curto vídeo dizendo às pessoas que fiquem em casa e mantenham sua distância.
.@Audi and @VW revise logos to promote social distancing: https://t.co/rwkItGOK7C pic.twitter.com/WtU769ZxEi
— Car and Driver (@CARandDRIVER) March 29, 2020
A Volkswagen também promoveu um vídeo similar com mensagens inspiradoras e separou o V e o W.
Keep safe everyone 👊https://t.co/hXyrROJDw5
— DRIVETRIBE (@DRIVETRIBE) March 27, 2020
Nike
A Nike não ajustou seu logo, mas lançou uma grande campanha na mídia social com seu elenco global de estrelas atletas incluindo o jogador da NBA LeBron James e o de golfe Tiger Woods. Realizações de esportes foram suspensas nas últimas semanas por causa das regras de distanciamento social e da proibição de grandes aglomerações, como em estádios.
A Nike teve que fechar várias de suas globais por causa do vírus.
Nike’s ad to promote #SocialDistancing 👏 pic.twitter.com/BzD4yftw2e
— Ads of the World™ (@adsoftheworld) March 21, 2020
Fonte: CNN Business