O Ministério da Saúde do Japão planeja expandir a capacidade do país para testes do coronavírus a 20 mil por dia e também está pensando em aumentar aqueles feitos por sistema drive-thru.
O Japão tem agora capacidade para até 12 mil testes diários, segundo o ministério, realizados pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, centros de saúde públicos e outros.
Ele planeja aumentar a capacidade de testes ao dar suporte para a instalação de mais equipamentos. O ministério usaria parte do pacote econômico de emergência recentemente anunciado pelo governo para esse propósito.
O ministério também planeja garantir mais trabalhadores para que o número de testes realmente conduzidos possa aumentar. Eles se mantiveram a 4 mil por dia em média na semana até 6 de abril.
Testes realizados por sistema drive-thru, que já foram introduzidos em partes do país, incluindo a cidade de Niigata, permitem às pessoas serem testadas dentro de seus veículos.
O ministério planeja disponibilizar mais esse sistema, visto que ele ajuda a reduzir o risco de infecção hospitalar enquanto permite teste eficaz.
Um prazo não foi estabelecido pelo ministério, mas ele quer chegar a essa meta o mais rápido possível.
Fonte: NHK