Várias principais montadoras começaram a fazer os preparativos para reabrir suas plantas na Europa.
Alguns funcionários da Toyota Motor em uma planta na cidade de Valenciennes, norte da França, foram ao trabalho na terça-feira (21) pela primeira vez em 5 semanas. Eles estão se preparando para recomeçar as operações.
A montadora japonesa havia suspendido toda a produção na Europa devido à pandemia de coronavírus.
A montadora chegou a um acordo com autoridades e uniões trabalhistas locais sobre medidas para prevenir infecções no local de trabalho. A empresa então decidiu reabrir algumas fábricas nesta semana.
Funcionários colocaram fitas no chão para dividir corredores e instalaram placas de plástico para manter os trabalhadores separados.
Um funcionário disse que geralmente as pessoas trabalham uma de frente para a outra e citou que a companhia está se preparando para garantir que o trabalho seja feito a uma distância segura.
A fábrica funcionará das 7h às 15h por enquanto. Trabalhadores em 3 grupos produzirão cerca de 50 carros por dia. Antes da suspensão, a instalação costumava fabricar 1,1 mil veículos diariamente.
A Volkswagen e a Daimler também estão planejando aumentar nesta semana o número de plantas que elas têm em operação.
As vendas de automóveis caíram devido à pandemia de coronavírus, e não há perspectivas em vista para uma recuperação em escala integral.
Fonte: NHK