O navio de cruzeiro italiano Costa Atlantica está parado no Porto de Nagasaki, sem passageiros, mas com 623 tripulantes estrangeiros. Em coletiva de imprensa na manhã de quarta-feira (22) as autoridades locais informaram que foram confirmados 33 casos de infecção entre eles, com quadro considerado leve. Não informaram se dentre os testados positivos inclui um intérprete japonês.
No dia anterior 57 pessoas passaram pelo teste PCR por causa de um testado positivo anteriormente, em 14 de março. Desde então os tripulantes não têm saído da embarcação.
Esse navio chegou ao porto de Nagasaki, cidade e província homônimas, em 29 de janeiro e atracou no cais de Matsugaeda-machi. Desde 20 de fevereiro, devido a reparos no casco, esteve atracado na doca da Fábrica de Kogaki do Estaleiro Nagasaki da Mitsubishi Heavy Industries, mas após a conclusão retornou ao porto.
Dado o cluster a bordo do navio, tanto o prefeito quanto o governador estão trabalhando em conjunto com o governo nacional para preparar sistemas médicos, sistemas de transporte e desinfecção dentro do navio. Além disso, se apressam para as medidas urgentes de não propagação da infecção.
Fontes: Mainichi, NHK e Yomiuri