População japonesa em queda pelo 9.º ano consecutivo

Mesmo incluindo os residentes estrangeiros a população do Japão continua em declínio.

Assalariados japoneses na estação de trem em Tóquio (Wikipedia)

O MIC-Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações informou na terça-feira (14) o total da população do Japão, com declínio pelo nono ano consecutivo.

Publicidade

O total apurado até 1 de outubro do ano anterior é de 126,167 milhões, incluindo os estrangeiros residentes, com 276 mil a menos que na mesma data de 2018. 

A taxa de redução da população total foi de 0,22%, a maior desde 1950, quando começou a coletar estatísticas. A taxa de natalidade em declínio e o envelhecimento da população, provavelmente, deverão ser a causa da deterioração do financiamento da seguridade social e do lento crescimento.

A proporção da população em idade ativa, de trabalhadores de 15 a 64 anos, em relação ao total diminuiu de 59,7% em 2018 para 59,5% em 2019, a mais baixa de todos os tempos. 

Por outro lado, a proporção de idosos com 65 anos ou mais em relação à população total foi de 28,4%, superior a 28,1% em 2018, um novo recorde.

O aumento do número de idosos levará à expansão de benefícios como pagamento da aposentadoria, assistências médica e de enfermagem.

À medida que o número das gerações mais novas de trabalhadores diminui, a infraestrutura que suporta esses sistemas de seguridade social também cai.

O governo tem tentado aumentar o número das gerações de trabalhadores, garantindo o emprego de funcionários até os 70 anos de idade a partir de abril de 2009. Mas se a resposta demorar o impacto no crescimento econômico será negativo.

Fontes: Nikkei e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aeroporto de Narita instala camas de papelão para viajantes que aguardam testes de coronavírus

Publicado em 14 de abril de 2020, em Sociedade

As camas foram instaladas na área de coleta de bagagens para passageiros que vêm do exterior que precisam aguardar testes de coronavírus.

Placa no Aeroporto de Narita (PM)

O Aeroporto de Narita, na província de Chiba, preparou um hotel improvisado com camas de papelão e colchas em sua área de coleta de bagagens para passageiros que vêm do exterior, os quais poderão ter que ficar lá enquanto aguardam os resultados de testes do novo coronavírus.

Publicidade

Embora os voos em Narita tenham diminuído acentuadamente que o aeroporto teve que fechar uma de suas pistas, aviões ainda estão pousando com passageiros de países que incluem os EUA e Itália que devem ser submetidos a testes para o vírus antes de deixarem o complexo aeroportuário.

Os resultados podem ficar prontos o mais rapidamente em 6 horas, mas atrasos agora significam que muitos podem levar de 1 a 2 dias, disse um oficial do Ministério da Saúde.

Com passageiros proibidos de usar transporte público, aqueles que não têm ninguém para buscá-los precisam esperar – e as camas de papelão foram preparadas no caso de instalações nas proximidades atualmente usadas para abrigar passageiros estejam cheias, acrescentou.

Desenvolvidas para uso em centros de evacuação durante desastre e em qualquer outra situação quando necessária, as camas – feitas de papelão rígido – têm um colchão e colcha.

Há instalações perto do aeroporto para as pessoas ficarem, então até onde eu sei as camas ainda não foram usadas – ou se foram, apenas muito rapidamente”, disse o oficial.

Na semana passada, o Japão declarou estado de emergência em grandes centros populacionais para combater a propagação do coronavírus.

Fonte: Business Insider

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão