Serviços drive-thru no Japão, que eram limitados principalmente a refeições para levar, começaram a incluir testes para o novo coronavírus e distribuição de máscaras em um momento que o país continua combatendo a pandemia.
Para operadoras de serviços alimentares, enquanto isso, o drive-thru oferece esperança para manter clientes, visto que as pessoas estão cada vez mais praticando distanciamento social e evitando ir a estabelecimentos convencionais.
O país ainda tem que introduzir testes por sistema drive-thru a nível nacional para o vírus que causa a Covid-19, mas as cidades de Niigata e Nagoia adotaram o método em março.
Médicos e outros profissionais da saúde usando vestimentas de proteção ficam no lado de fora dos carros para verificar as pessoas, passando por uma lista de perguntas de diagnóstico e coletando amostras de substâncias da garganta.
A velocidade do processo, assim como a vantagem que os carros oferecem, evitam aglomerações e têm chamado atenção.
O primeiro-ministro Shinzo Abe disse na terça-feira (7) que consideraria a introdução de centros de teste em beiras de estrada para dobrar a capacidade de testes da nação para 20 mil por dia, logo após declarar estado de emergência em Tóquio, Osaka e outras 5 províncias.
A Coreia do Sul vem conduzindo agressivamente testes por drive-thru desde fevereiro, seguida por países como EUA, Brasil, Reino Unido, Malásia, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
O Japão vem sendo criticado no país e no exterior por não conduzir testes do vírus mais amplamente, o que dificulta avaliar de forma precisa a taxa de prevalência da Covid-19.
Na província de Ibaraki, as cidades de Sakai e Joso têm entregado máscaras cirúrgicas para residentes locais através do sistema drive-thru.
Fonte: Japan Times