Taiwan na quinta-feira (16) doou 2 milhões de máscaras ao Japão para serem fornecidas a profissionais da saúde de linha de frente a fim de ajudar a conter a propagação do coronavírus, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores.
As máscaras doadas pelo governo à Associação de Intercâmbio Japão-Taiwan serão enviadas ao arquipélago japonês em breve, disse o ministério, a fim de ajudar o país a combater a epidemia.
A medida ocorre após Taiwan, que vem sendo reconhecido internacionalmente por suas ações em conter essa pandemia, ter doado 10 milhões de máscaras aos EUA, nações europeias e aliados diplomáticos no início deste mês.
O Ministério de Relações Exteriores disse que as doações estão sendo realizadas no espírito de “Taiwan pode ajudar e Taiwan está ajudando”.
A doação ao Japão segue pedidos de parlamentares japoneses e organizações privadas por assistência taiwanesa.
O ministério disse que Taiwan espera fortalecer cooperação com o Japão sobre várias questões relacionadas à epidemia, incluindo compartilhamento de informações, pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos, e intercâmbio de especialistas médicos.
Fonte: Kyodo News and Culture