Um total de 197 novos casos de coronavírus foram confirmados em Tóquio neste sábado (11), um aumento diário recorde pelo 4º dia consecutivo, disse o governo metropolitano.
O número bateu o recorde anterior de 189 marcado na sexta-feira (10), levando o total de infecções na capital para mais de 1,9 mil.
Das 197 confirmadas no sábado, 152 ou 77% não tinham rotas claras de infecções, disse um oficial do governo metropolitano. Em 4 de abril, o aumento diário de casos de coronavírus em Tóquio chegou a 100 pela primeira vez.
O Japão declarou estado de emergência em Tóquio, Osaka e em outras 5 províncias, pedindo aos residentes que evitem saídas desnecessárias e que alguns estabelecimentos fechem em uma tentativa de evitar um aumento da pandemia.
O mais recente número da infecção de causa pneumonia na capital ocorre em um momento em que essas províncias entraram em seus primeiros finais de semana sob estado de emergência.
No país, casos de infecção aumentaram em 544, para 7.430, incluindo cerca de 700 do Diamond Princess, o navio de cruzeiro que foi colocado sob quarentena em fevereiro na cidade de Yokohama (Kanagawa). O número de mortes situa-se a 141.
No mesmo dia, o primeiro-ministro Shinzo Abe estendeu sua solicitação a todos os governadores de todas as 47 províncias que pedissem aos seus residentes que evitassem ir a clubes noturnos, bares e locais movimentados nos centros das cidades em um esforço para evitar infecções por clusters (aglomerados) do novo coronavírus.
Fonte: Mainichi