Os Estados Unidos estão suspendendo a verba destinada à Organização Mundial da Saúde – OMS, anunciou Donald Trump, enquanto sua administração revê o que ele descreveu como o papel “desastroso” do grupo em “cobrir” o surto do coronavírus na China.
“A realidade é que a OMS falhou em obter, verificar e compartilhar informações em bom tempo, “disse Trump.
“A OMS falhou em sua tarefa básica e deve ser responsabilizada”.
O presidente dos EUA, que foi acusado de ignorar alertas de suas próprias agências de inteligência sobre a severidade do vírus, assim como falhar em agir em tempo hábil, disse que “os atrasos da OMS em declarar emergência de saúde pública custam tempo valioso, muito tempo”.
Trump acusou a OMS de “se opor a proibições de viagens” e repetir “propaganda” do governo chinês de que o vírus não poderia ser transmitido de pessoa para pessoa.
O líder dos EUA emite uma ameaça leve para se retirar da organização, dizendo, “não teremos escolha além de fazer isso”, a menos que o grupo mude suas ações. Os EUA são o maior contribuidor financeiro da OMS, a China é a segunda.
Sua administração planeja redirecionar os fundos destinados à OMS para trabalhar com países em questões de saúde “de outras maneiras”. Como de costume, ele não descreveu o que essas “outras” vias poderiam ser.
Ele repetiu sua errônea declaração de que Washington envia à OMS de “400 a 500 milhões de dólares” por ano. Documentos orçamentários mostram que o valor está perto de um pouco mais de 100 milhões de dólares anualmente. Não houve resposta imediata da organização.
O presidente dos EUA criticou duramente a China por alocar apenas cerca de 40 milhões de dólares anualmente para os cofres da OMS, e lamentou que os líderes mundiais tenham permitido que o grupo defendesse a China enquanto ela, de acordo com a administração de Trump, enganou o mundo sobre a Covid-19.
Fonte: The Independent