Aumento do número de crianças com menos de 10 anos infectadas pelo novo coronavírus

O número de crianças com menos de 10 anos infectadas pelo novo coronavírus chega a 242, indicando o aumento da contaminação dentro de casa.

Em abril, o número de crianças infectadas aumentou drasticamente

Segundo o levantamento do jornal Yomiuri publicado nesta segunda-feira (4), há 242 crianças com menos de 10 anos infectadas pelo novo coronavírus.

Publicidade

A província com maior número de casos é Tóquio, com 63. Destacam-se também as províncias de Osaka e Aichi, com 22 e 15 casos respectivamente, e metrópoles por todo o Japão.

Os primeiros casos de contaminação foram confirmados em 21 de fevereiro. Nessa ocasião, um estudante do shogakko (ensino fundamental) residente em Nakafurano, em Hokkaido, e uma criança na pré-escola que voltou de Wuhan, na China, para Saitama em voo fretado pelo governo foram os primeiros casos. Em março, foram confirmados menos de 30 casos.

Contudo, em abril o número aumentou drasticamente. No dia 25, foram confirmados mais de 200 casos.

Contaminação na escola

Embora a maioria dos casos ocorreu por contaminação através dos pais, há muitas ocorrências de surtos em escolas.

Em uma escola primária (shogakko) de Toyama, entre os dias 15 e 25 de abril, foram confirmadas 5 crianças e 1 professor infectados. A escola estava em recesso, mas no dia 6 ocorreu a cerimônia de início das aulas e, entre os dias 8 e 10, as crianças frequentaram a escola para ter aulas e receber os materiais escolares.

Segundo a cidade de Toyama, as crianças estavam utilizando máscaras e as carteiras foram posicionadas em uma distância segura. As autoridades alegam que há uma grande possibilidade de contaminação fora da escola, principalmente entre os estudantes e seus familiares.

Quando crianças devem se consultar

Segundo a Associação Pediátrica do Japão, as crianças infectadas apresentam febre e tosse seca e, em alguns casos, foram confirmados sintomas de diarreia e vômito.

Atualmente, o critério para fazer uma consulta médica é apresentar “febre com mais de 37,5°C por mais de 4 dias”. Contudo, os sintomas podem ser confundidos com uma gripe comum, então visitar uma instituição médica pode aumentar o risco de contaminação. “É recomendável consultar com uma instituição médica em casos de suspeita de pneumonia”, aconselhou a associação.

Os especialistas aconselham a reabilitação em casa ou em hotéis mesmo se a criança tiver os sintomas. “O risco de agravamento em crianças não é alto. Os pais devem ter calma para não preocupar as crianças e manter a saúde mental e física”, disse o professor Hiroyuki Moriuchi da Universidade de Nagasaki.

“É aconselhável ligar para o médico caso realmente os sintomas sejam graves”, completa.

Fonte: Yomiuri Shimbum

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Osaka divulga condições para relaxar estado de emergência

Publicado em 6 de maio de 2020, em Sociedade

No dia 15 de março, a província de Osaka divulgará se irá relaxar o isolamento e liberar o uso de alguns estabelecimentos.

Governador Yoshimura comenta sobre as condições para relaxar o Estado de Emergência

Na terça-feira (5), a província de Osaka divulgou as 3 condições necessárias para relaxar o pedido de isolamento e recesso de estabelecimentos. A divulgação aconteceu em reunião para discussão de medidas contra o novo coronavírus no mesmo dia.

Publicidade

As condições descritas pelas autoridades são:

  1. Número de novos casos de contaminação com rota de transmissão desconhecida: o número deve ser abaixo de 10 pessoas
  2. Porcentagem de resultados positivos: abaixo dos 4.5%
  3. Taxa de uso de leitos de hospitais: menos de 60%

A província pretende utilizar esses dados para liberar o uso de estabelecimentos no dia 15 deste mês. “É importante reduzir o número de pessoas infectadas enquanto voltamos gradualmente as atividades econômicas”, comenta o governador Hirofumi Yoshimura.

O governador também destaca a importância de trocar informações com as províncias vizinhas. “Em vez de Osaka agir sozinha, acredito que seja melhor trabalharmos juntos. Quero trabalhar em conjunto com as províncias de Quioto e Hyogo”, disse Yoshimura.

Desde o dia 30 de abril, foram confirmadas aproximadamente 7 pessoas que se infectaram por rotas de transmissão desconhecida. Atualmente, a taxa de resultados positivos do teste PCR é de 4,5%, e o uso dos leitos de hospitais é de apenas 33%.

Fonte: Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!