A Kubota Pharmaceutical divulgou em meados de maio que confirmou resultados positivos no tratamento de miopia com um tipo de luz especial. A pesquisa está sendo feita pela subsidiária Kubota Vision, em Washington (EUA).
A miopia é um distúrbio causado pelo alongamento do globo ocular, fazendo com que o foco seja formado antes da retina. O projeto em desenvolvimento pela Kubota visa reverter esse mecanismo.
Os testes foram feitos com 12 pessoas míopes entre 21 a 32 anos. Os pacientes passaram por um processo de estimulação ativa ao serem expostos a um tipo de luz artificial. “Confirmamos que os olhos dos pacientes testados diminuíram. Esta é uma descoberta sem precedentes no mundo”, relata a empresa. Os dados dos testes serão publicados posteriormente em formato de artigo científico.
Entretanto, como o dispositivo utilizado tinha o tamanho de uma mesa, e cada sessão de tratamento demorava algumas horas, a empresa decidiu criar óculos e lentes de contato para melhorar o conforto dos pacientes. A empresa pretende terminar os testes do “Kubota Glass” ainda nesse ano e criar o primeiro protótipo.
“Obtivemos ótimos resultados acima do esperado”, disse Ryo Kubota, presidente e CEO da Kubota Pharmaceutical.
Fonte: IT Media