Em uma noite não muito longe no futuro, mas ainda sendo mantida em segredo, céus em todo o Japão serão iluminados com exibições simultâneas de hanabi, do norte ao sul do arquipélago, em um plano de fabricantes de fogos de artifício para encorajar a nação exausta da batalha contra o coronavírus.
Os fogos de artifício têm uma tradição centenária no Japão, onde exibições massivas e coloridas são um símbolo icônico de verão e atraem milhares de pessoas. Eles começaram como uma maneira de afastar a má sorte e epidemias.
Neste ano, com muitos festivais, incluindo um dos mais famosos, no Rio Sumida de Tóquio, cancelado devido ao vírus, fabricantes de fogos enfrentando dificuldades por causa da falta de trabalho começaram conversas que levaram ao Projeto “Cheer Up! Hanabi”.
“Todos perderam a energia devido ao coronavírus e a esses tempos ruins, então quisemos animá-los”, disse Hiroshi Oguchi, a terceira geração de sua família a trabalhar no San-en Fireworks Co. em Shizuoka.
“Além disso, fogos de artifício japoneses começaram principalmente como uma maneira de se livrar da má sorte, e então essas são nossas duas metas”.
Cerca de 130 companhias, do extremo norte em Hokkaido ao extremo sul em Okinawa, participarão, lançando fogos de artifício exatamente na mesma hora, disse Oguchi.
“Também estamos mantendo em segredo onde irá acontecer”, acrescentou ele, embora o grupo esteja considerando uma divulgação na mídia para avisar as pessoas um pouco antes da realização.
Na semana passada, o Japão suspendeu o estado de emergência em 39 de suas 47 províncias que durou quase todo o mês de abril.
A economia japonesa entrou em recessão pela primeira vez em 4 anos e meio e cerca de 776 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.
Fonte: Asahi