O número de turistas estrangeiros que se hospedou em hotéis no normalmente aglomerado destino turístico de Quioto diminuiu 89,5% em março ante o ano anterior em meio à pandemia de coronavírus, de acordo com uma pesquisa recente. De acordo com a Associação de Turismo da Cidade de Quioto , o número de visitantes do Leste Asiático, onde o vírus tomou velocidade no início do ano, caiu ainda mais, com uma queda de 98,4% dos viajantes da China e 98,7% naqueles vindos de Taiwan.
Março geralmente é um mês chave para antiga capital japonesa, com as flores de cerejeira sendo um grande atrativo, mas o número de hóspedes nacionais caiu 45,5%.
Tanto os números do exterior quanto os nacionais registraram seus declínios mais acentuados desde 2014, quando a cidade começou a compilar os dados, de acordo com uma pesquisa divulgada em 30 de abril.
A taxa de ocupação de hotéis foi de 30,3% em março, um recorde de baixa pelo segundo mês consecutivo.
Em fevereiro, o número de hóspedes estrangeiros em hotéis caiu 53,8% enquanto o de japoneses teve queda de 4,7%, de acordo com a pesquisa, a qual focou em 59 hotéis em Quioto, cobrindo cerca de 40% dos quartos da cidade.
A associação disse que a demanda doméstica que anteriormente existiu desapareceu em abril, após o pedido do governo para a pessoas evitarem sair sem necessidade.
Ela previu que o número para abril enfatizará uma “situação extremamente grave pior do que aquela de março”.
Fonte: Kyodo News and Culture