Maio é o mês que toda a pessoa que possui um veículo de 2, 3 ou 4 rodas recebe o boleto para pagamento do imposto sobre veículo.
Já deve ter recebido um envelope da prefeitura onde reside e o prazo é até 31 deste mês.
Imposto sobre veículos de 2, 3 ou 4 rodas
Toda pessoa física ou jurídica que adquire um veículo de 2 ou 3 rodas, além do chamado leve (kei) de placa amarela e dos de chapa branca deve contribuir com o pagamento desse imposto para a prefeitura.
Os valores são diferentes para cada categoria de veículo, desde a motoneta aos carros de passeio de luxo, e se é destinado para uso comercial ou pessoal.
Sistema de redução do imposto: veja se é elegível
Para quem tem carro, seja o de placas branca ou amarela, e tem um certificado de deficiência ou invalidez, ou faz determinados tratamentos de saúde, existe um sistema de redução e até de isenção do imposto, dependendo do nível classificado, variando de 1 a 3.
Se é seu caso, leve o My Number, a fatura, certificado de invalidez ou atestado de saúde, e se apresente na seção de impostos da prefeitura, até 31 de maio, para requerer esse direito.
O que acontece se atrasar ou não pagar
Se o proprietário do veículo não pagar até a data final do prazo terá que arcar com os juros. Se pagar em 1 mês após a data de vencimento a taxa é de 2,6%. Caso ultrapasse um mês o cálculo será baseado nos 8,9% ao ano, dependendo dos dias de atraso.
Outro problema é que não será possível efetuar a inspeção obrigatória chamada de shaken (車検).
Caso esteja com dificuldade de pagar o imposto a recomendação é avisar e negociar com a Seção de Impostos da Prefeitura (veículo kei) ou o Departamento de Impostos da Província (veículo com placa branca).
Se não fizer isso, por volta de setembro poderá receber uma notificação de penhora. Ou seja, seu veículo ou o saldo de sua conta bancária poderá ser apreendido para execução da dívida.
Por isso, o ideal é explicar a situação no departamento para solicitar parcelamento e não entrar na lista do devedor.
Fontes: Cliccar, Sony Sonpo e Best Car