O governo e partidos dominantes estão considerando esboçar um segundo orçamento suplementar para o ano fiscal 2020 a fim de ajudar mais além pequenas e médias empresas e pessoas afetadas pelo impacto da pandemia de coronavírus, de acordo com fontes.
Na semana passada, a Dieta decretou um orçamento extra de ¥25.69 trilhões ($240 bilhões) para o ano fiscal 2020 até o próximo mês de março a fim de financiar um pacote de emergência destinado a ajudar a economia e pessoas afetadas duramente pelo vírus.
O esboço do previsto segundo orçamento suplementar virá sob um estado de emergência estendido declarado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe na segunda-feira (4).
De acordo com fontes, o segundo orçamento suplementar é destinado a financiar assistência para pagamentos de aluguéis de negócios e pessoas sem disponibilidade.
Outras áreas que o orçamento suplementar provavelmente cobrirá são subsídios do governo para desemprego e suporte financeiro para estudantes universitários.
Muitos estudantes estariam enfrentando dificuldades para pagar o aluguel de moradia ou mensalidades, com alguns até largando a universidade porque eles não conseguem ganhar dinheiro com seus trabalhos a meio período (part-time) em meio ao surto de coronavírus.
Donos de restaurantes e outros estabelecimentos cortaram empregos part-time devido a medidas de distanciamento social exigidas pelo governo.
O estado de emergência, que originalmente se encerraria em 6 de maio, vai durar até dia 31, em um esforço para garantir que o número de novos casos de infecção reportados caia ainda mais e não sobrecarregue o sistema médico.
Fonte: Japan Times