
À esq. o lutador de sumô Shobushi, em 15 de maio de 2019 (arquivo da Nikkan Sports)
A Associação Japonesa de Sumô informou na quarta-feira (13) sobre a morte do lutador de sumô, do Estábulo Takadagawa, pela doença desenvolvida pela Covid-19.
O lutador Shobushi, com nome de nascimento Kiyotaka Suetake, natural de Yamanashi, 28 anos, faleceu na UTI de um hospital da região metropolitana, por volta de meia-noite e meia dessa data.
Seu óbito foi devido à falência de múltiplos órgãos por causa de uma pneumonia. Ele estava internado desde 8 do mês passado, com sintomas da infecção pelo novo coronavírus, desde o dia 4.
Artigos relacionados
Mas essa confirmação foi dada só depois da internação. A associação contou para a imprensa que desde essa data apresentava quadro com febre de 38 graus, mas só foi possível interná-lo chamando a ambulância com o agravamento do seu estado. O estábulo tentou contato com o Centro de Saúde desde o dia 4 e não conseguiu. Consultou um hospital das imediações, um outro mas não conseguia interná-lo, por isso foi levado de ambulância.
Segundo a associação seu quadro piorou e em 19 de abril foi transferido para a UTI.
É o primeiro óbito de um atleta profissional japonês, provocado pela infecção do novo coronavírus e também de pessoa nessa faixa etária dos 20.
Fontes: NHK, Yomiuri e Nikkan Sports







