Os líderes da aliança automotiva da Renault, Nissan e Mitsubishi Motors revelaram um novo plano de negócios de meio termo para reduzir os custos de desenvolvimento e melhoria da eficiência de veículos.
Executivos das três montadoras anunciaram o plano em uma coletiva de imprensa online nesta quarta-feira (27).
As empresas disseram que promoverão a estratégia que eles chamam de esquema “líder-seguidor”, na qual elas potencializarão as posições de liderança e forças geográficas.
Sob o novo esquema, a Nissan tomará a iniciativa na condução autônoma e capitalizará sua vantagem nos mercados do Japão, China e Estados Unidos.
A Renault focará em tecnologias de carros conectados com foco na Europa e Rússia.
A Mitsubishi Motos trabalhará no desenvolvimento de híbridos plug-in e tomará a liderança no Sudeste Asiático.
As três empresas na aliança dizem que cerca da metade de seus modelos serão desenvolvidos e produzidos sob o novo esquema até 2025. Elas também esperam reduzir seus investimentos em novos modelos em até 40 por cento.
O presidente da Renault Jean-Dominique Senard disse que o novo panorama foca na eficiência e competitividade em invés do volume em meio à intensa competição. Ele enfatizou a saída da política de expansão buscada pelo seu predecessor Carlos Ghosn.
Makoto Uchida, presidente da Nissan, disse que a empresa vai acelerar o processo de eliminação, em medida que deve ser tomada na crise do coronavírus.
Visto que a epidemia provocou um duro golpe nos membros da aliança, analistas automotivos estão prestando atenção se o novo plano gerará resultados completos.
Fonte: NHK