A Organização Mundial da Saúde – OMS suspendeu os testes do medicamento antimalária hidroxicloroquina em pacientes de Covid-19 devido a preocupações com a segurança, disse o diretor-geral Tedros Adhanom Gebreyesus na segunda-feira (25).
A hidroxicloroquina vem sendo promovida por Donald Trump e outros como um possível tratamento para a doença causada pelo novo coronavírus. O presidente dos EUA disse que estava tomando o medicamento para ajudar a prevenir infecção.
Entretanto, Tedros disse que evidências mostraram efeitos colaterais prejudiciais do uso do medicamento, incluindo problemas cardíacos.
Tedros citou o jornal britânico The Lancet o qual publicou descobertas na sexta-feira (22) mostrando que a hidroxicloroquina não ajuda pacientes de Covid-19 e pode até aumentar o risco de morte.
“Grupos de executivos implementaram uma pausa temporária da hidroxicloroquina dentro da Solidarity Trial enquanto dados de segurança são revisados pelos dados do conselho de monitoramento de segurança”, disse Tedros em uma coletiva online.
Ele disse que outros medicamentos do ensaio – uma grande iniciativa para realizar testes clínicos de tratamentos em potencial para o vírus – continuam sendo testados.
Anteriormente, a OMS recomendou contra o uso da hidroxicloroquina para tratar ou prevenir infecções por coronavírus, com exceção como parte de testes clínicos.
Ryan, chefe do programa de emergências da OMS, disse que a decisão de suspender os ensaios clínicos com hidroxicloroquina havia sido tomada como “uma abundância de cautela”.
Fonte: Channel News Asia, NBC