A East Japan Railway- JR East reduzirá serviços de trem de alta velocidade em cerca de 40% indeterminadamente, visto que o surto de coronavírus no país interrompe planos de viajantes a negócios e de turistas.
Os cortes nos serviços começam em 28 de maio nas linhas de shinkansen que conectam Tóquio e o norte do Japão, disse a JR East na quarta-feira (13).
As reduções afetarão serviços a destinos incluindo Hokkaido e Kanazawa (Ishikawa).
O governo do Japão deve suspender nesta quinta-feira (14) seu estado de emergência na maioria das regiões, mas Tóquio e Hokkaido estão entre aquelas que continuarão sob restrições de viagens e negócios.
Os trens da JR East serão reduzidos nas linhas de shinkansen Tohoku, Hokkaido, Akita, Yamagata, Joetsu e Horuriku.
Serviços extras de trem-bala planejados para junho, principalmente aos fins de semana, também estão cancelados. A principal operadora ferroviária do Japão em receita já havia interrompido reservas para esses trens.
Trens expressos que ligam a capital com destinos mais próximos, incluindo a linha Fuji Excursion que passa pelo pé do Monte Fuji, serão reduzidos em cerca de 20%.
Por propósitos de distanciamento social, a JR East também continuará a suspensão de vendas de bilhetes para o seu trem-bala Premium Grand Class, o qual inclui serviço por atendente com amenidades. Além disso, carrinhos de comida a bordo continuarão indisponíveis na classe Green Car.
Fonte: Asia Nikkei