Na terça-feira (19) a rede norte-americana de cafés, Starbucks, anunciou que reabrirá 850 das 1,1 mil lojas fechadas temporariamente por causa da declaração de estado de emergência.
O reinício das atividades é na terça-feira, incluindo muitas das lojas nas províncias onde o estado de emergência continua. No total, ela tem 1.553 e contando as que reabrem somam 1,2 mil com expediente.
Nas lojas das 8 províncias (Hokkaido, Saitama, Chiba, Tóquio, Kanagawa, Quioto, Osaka e Hyogo) ainda em situação de emergência por causa da pandemia do novo coronavírus, o horário de expediente foi encurtado, com fechamento às 19h, além do serviço ser exclusivo para take out.
Nas demais 5 províncias, Ibaraki, Ishikawa, Gifu, Aichi e Fukuoka, todas foram reabertas.
Por outro lado, nas lojas das 39 províncias que tiveram o estado de emergência cancelado a rede tomou medidas de reduzir os assentos, abrindo mais espaço entre as mesas. Além disso o expediente será encerrado, no máximo, às 22h.
Para a retomada do expediente, depois do período de autocontrole, a empresa informou que tomou diversas medidas de segurança, tanto para os clientes quanto para os funcionários. Foram instaladas proteções nos balcões e caixa e recomenda fortemente que os clientes façam pagamentos através dos apps do smartphone.
Também pede aos clientes que entrem na loja com máscara e façam desinfecção das mãos com o produto colocado para eles. Além disso, solicita que evite entrar quando a loja estiver cheia. Informou que não servirá bebidas nas xícaras e tampouco nos recipientes trazidos pelos clientes.
As demais redes de café como Doutor e Tully’s também começaram a reabrir as lojas.
Fontes: Sankei e NHK