Autoridades em Taiwan disseram que suspenderão uma proibição de 4 meses sobre exportações de máscaras cirúrgicas no próximo mês.
Oficiais de assuntos econômicos anunciaram na terça-feira (26) que permitirão companhias privadas a retomarem envios dos itens a partir de 1º de junho.
Exportações foram proibidas em janeiro como parte dos esforços para conter o surto de coronavírus, e o governo vem se dedicando a aumentar a produção.
Oficiais também começaram a comprar toda a produção de máscaras para que eles pudessem tomar controle do fornecimento e garantir distribuição justa em toda a região.
Atualmente, Taiwan produz 20 milhões de máscaras por dia. As autoridades dizem que reduzirão para 8 milhões, a partir de 1º de junho, o número de máscaras que elas comprarão, deixando o restante para ser vendido no mercado aberto.
Taiwan não registra novos casos de coronavírus há mais de 40 dias, com exceção entre aquelas pessoas chegando do exterior.
A demanda por máscaras cirúrgicas diminuiu, enquanto dizem que fabricantes em Taiwan estão recebendo consultas de vários países incluindo o Japão.
A presidente Tai Ing-wen sugeriu em seu discurso na semana passada que Taiwan planeja categorizar máscaras cirúrgicas como produtos estratégicos e busca tornar sua presença sentida através de mais venda em mercados estrangeiros.
Fonte: NHK