Devido ao novo coronavírus, o uso de máscaras aumentou drasticamente mesmo no Japão. Diversas pessoas comentam nas redes sociais que irritações e dores na pele começaram a aparecer após o uso prolongado de máscaras.
Em entrevista para a NHK, Yoshiki Nobuko, diretora da Clínica Dermatológica Yoshiki em Ginza (Tóquio), explica por que isso acontece e os principais sintomas.
O caso mais comum é de dermatite de contato, que é causada pelo atrito entre as hastes e elásticos das máscaras.
Como a pele fica vermelha e mais sensível devido à dermatite, começam a aparecer espinhas no rosto. Isso acontece porque a pele fica úmida e os poros ficam fechados por muito tempo.
Também é possível aparecer erupções cutâneas, mas é bastante incomum.
Contudo, a médica também comenta que o uso de maquiagem pode ser mais prejudicial do que o de máscaras. “Há muitos casos de problemas na pele causados por maquiagens com substâncias fortes e uso excessivo de limpadores faciais. Talvez muitas pessoas estão irritadas e acabem culpando o uso de máscaras.”, disse Yoshiki.
“Mas o mais importante é a saúde da pele”, enfatiza a médica. “Ter refeições balanceadas e manter uma vida saudável é o mais necessário para manter a pele saudável. Utilizar cremes pode ajudar a diminuir a fricção das máscaras na pele e impede a ocorrência de dermatite. É importante manter a pele úmida, principalmente porque o verão está chegando”, aconselha.
Fonte: NHK