A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ elevou para 2 o alerta vulcânico no Monte Asama, restringindo o acesso nas proximidades da cratera, visto que a atividade vulcânica aumentou nos últimos dias.
O Monte Asama se estende pelas províncias de Nagano e Gunma. O nível 2 é o segundo alerta mais baixo de uma escala de 5.
O alerta foi elevado na tarde desta quinta-feira (25), com erupções relativamente pequenas possíveis no futuro próximo. A AMJ alerta que uma erupção poderia lançar cinzas de grande proporção, fluxo de gás superaquecido e rochas derretidas a áreas dentro de 2Km da cratera.
Desde o sábado passado, a AMJ detectou mudança contínua no solo sob o vulcão, assim como um aumento nos terremotos vulcânicos próximos à superfície.
Um total de 59 terremotos do tipo foi registrado na quarta-feira (24) e 69 haviam sido detectados na quinta-feira desde as 14h.
Em agosto passado, uma erupção de pequena escala ocorreu no Monte Asama quando o alerta havia sido reduzido para o mais baixo, o 1.
O alerta foi então elevado para 3, com o acesso à montanha restrito. Em novembro, o alerta foi rebaixado para o 1 novamente.
Fonte: NHK