Com calor em boa parte do arquipélago uma das preocupações da sociedade é como se prevenir da infecção pelo novo coronavírus, pois o uso de máscara se torna insuportável.
Na sexta-feira (5) as temperaturas ultrapassaram 30℃. Em Tajimi (Gifu) os termômetros marcaram 34℃ enquanto em Toyota (Aichi) foi de 33 e em Tatebayashi (Gunma) foi de 32℃.
Em Toyota as crianças a caminho da escola tiveram que usar sombrinha para se protegerem do sol e amenizar o calor, já que estavam todas de máscara.
Assalariados em Tóquio tiveram que tirar a máscara enquanto andavam pelas calçadas porque ficaram molhados de suor.
Todos não viam a hora de entrar em um ambiente com ar-condicionado. Mas, esse também tem sido um problema se o local não for bem ventilado.
Muito calor na quarta-feira
Na segunda-feira (7) é provável que a máxima não se eleve tanto, mas os ambientes terão que ser refrescados. De terça-feira (9) ao dia seguinte a previsão é de temperatura igual ou superior a 30 graus, de Tóquio a Fukuoka.
Pode ser que ocorra o fenômeno Föhn, por isso, nas cidades próximas às montanhas a temperatura poderá subir para mais de 35 graus.
A recomendação é de cuidado com a insolação e hipertermia. Por isso, hidratar-se com frequência é importante, especialmente usando máscara, além de usar o ar-condicionado adequadamente nos ambientes fechados.
Quando estiver usando máscara no calor exagerado uma dica é ter sempre em mãos um ventilador portátil ou um leque para se refrescar.
Fontes: Weather News, Yahoo! e JNN