Aumento histórico de trabalhadores com estresse, incluindo assédio do poder, no Japão

Excesso de trabalho e assédio do poder vem causando estresse com consequente depressão e outros problemas de saúde. O aumento foi histórico.

Assalariado japonês (NHK)

De acordo com informações do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar verificou-se um número histórico de trabalhadores com estresse agravado para problema psicológico por causa de excesso de trabalho e assédio do poder. 

Publicidade

O número de trabalhadores que requisitou compensação pelo seguro trabalhista chegou a 2.060 em 2019, por depressão e outros problemas de saúde mental.

Essa coleta de dados começou em 1983 e observou-se aumento por 7 anos consecutivos, sendo que em 2019 foram 240 trabalhadores a mais do que no ano anterior.

Houve reconhecimento como rosai (労災) ou acidente de trabalho 509 casos, sendo 44 a mais que no ano anterior. Entre eles destacam-se 88 pessoas que tentaram ou cometeram suicídio por excesso de trabalho, chamado de karojisatsu (過労自殺), 12 a mais que em 2019.

Por outro lado, foram 936 pedidos para reconhecimento como acidente de trabalho por terem tido doenças como hemorragia cerebral e infarto do miocárdio, com aumento de 59 em relação ao ano anterior, pelo quinto ano consecutivo.

Houve também aumento de karoshi (過労死) ou morte em consequência do excesso do trabalho, de 86 trabalhadores, 4 a mais que o ano anterior. O reconhecimento de excesso de trabalho, no geral, foi para 216 pessoas.

O ministério informou que houve aumento no número de trabalhadores que apresentaram doenças mentais na faixa dos 20 a 40 anos, especialmente nos setores hospitalar e de bem-estar. 

Fontes: Yomiuri e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vacina para coronavírus: acordo para fornecimento ao Japão

Publicado em 29 de junho de 2020, em Notícias do Mundo

Dado o esperado aumento na demanda, preocupações permanecem porque vacinas estrangeiras podem estar limitadas e não disponíveis para a população no Japão.

(Imagem ilustrativa/PM)

A fabricante britânica de medicamentos AstraZeneca Plc disse na sexta-feira (26) que entrou em acordo com o governo japonês para promover negociações sobre o fornecimento ao Japão da vacina experimental contra Covid-19 que ela está desenvolvendo em conjunto com a Universidade de Oxford.

Publicidade

A unidade da fabricante britânica sediada em Osaka vai cooperar com a Daiichi Sankyo, a Meiji Seika Pharma e a KM Biologics para garantir um fornecimento estável da vacina ao Japão, colaborando em estágios diferentes do processo desde o acondicionamento das ampolas com componentes importados ao armazenamento e envio.

Em Tóquio, o secretário-chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, disse em uma coletiva de imprensa que “o governo está trabalhando firmemente a fim de garantir vacinas necessárias para o Japão”.

Dado o esperado aumento na demanda, preocupações permanecem porque vacinas estrangeiras podem estar limitadas e não disponíveis para a população no Japão.

A AstraZeneca, que é vista entre as líderes na corrida para desenvolver a primeira vacina contra coronavírus do mundo, disse que se comprometeu a oferecer acesso às doses sem fim lucrativo durante a pandemia e está aumentando a produção.

Ela disse que começará o fornecimento comercial da vacina AZD1222, atualmente sob estágio de ensaio clínico, a partir de setembro.

Do fornecimento inicial, 300 milhões de doses serão enviadas aos EUA já em outubro sob um acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país, o qual ofereceu mais de US$1 bilhão à companhia para desenvolver e produzir a vacina.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão