A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE prevê que a contração da economia do Japão continuará até o próximo ano se o país for afetado por uma segunda onda do novo coronavírus.
A perspectiva econômica global da OCDE divulgada na quarta-feira (10) apresenta dois cenários – um em que o vírus é controlado, e um outro envolvendo uma segunda onda neste ano. A organização diz que os cenários são igualmente prováveis.
O panorama diz que se o vírus for mantido sob controle, a economia global encolherá 6% neste ano e crescerá 5,2% no próximo. A economia do Japão contrairia 6% neste ano e cresceria 2,1% no ano que vem.
A OCDE diz que se uma segunda onda do coronavírus chegar, os números para a economia global seriam de -7,6% neste ano e 2,8% no próximo. Os números do Japão seriam de -7,3% neste ano e – 0,5% em 2021.
Segundo a organização, o potencial crescimento do Japão estava muito fraco para começar, e poderia ser prejudicado ainda mais por uma segunda onda. Ela acrescenta que os efeitos dos significativos pacotes de suporte fiscal e econômico vão desaparecer no próximo ano.
A OCDE conclui que nenhum país poderia esperar uma recuperação econômica robusta sob qualquer um dos cenários.
Ela pede por medidas de suporte focadas naqueles que sofrerão com o impacto de longo termo do vírus.
Fonte: NHK