A gigante varejista japonesa Aeon planeja elaborar seu próprio protocolo neste mês destinado a prevenir contato próximo entre clientes ou funcionários em suas lojas a fim de evitar infecção pelo novo coronavírus, disse o presidente Akio Yoshida.
A medida ocorre quando espera-se que a luta contra o vírus leve um longo tempo. O período em que atividades de negócios são conduzidas em meio aos riscos de infecção levará certo tempo, disse Yoshida em uma entrevista na terça-feira (9).
A Aeon padronizará medidas anti-infecção para cada tipo de negócio que ela opera, como shoppings, supermercados e lojas de conveniência, para garantir que todas as companhias do grupo possam continuar as operações, disse ele, acrescentando que o protocolo será compilado sob conselho de especialistas.
O protocolo estipulará, dentre outras coisas, a distância que as pessoas devem manter de cada uma quando usarem as escadas rolantes e limitar o número de clientes dentro dos elevadores.
Yoshida manifestou otimismo com o negócio de supermercado online da Aeon, que é conduzido em cooperação com a grande varejista britânica Ocado. “Ganhamos novos clientes (graças a tendências de ficar em casa em meio à epidemia) e tenho certeza que o negócio não diminuirá após a crise do vírus se acalmar”.
A Aeon planeja continuar investimento em software para manter um alto nível de funcionalidade em sistemas usados para operar o negócio de supermercado online, disse ele.
Fonte: Japan Times