Uma equipe de pesquisa britânica diz que um anti-inflamatório amplamente disponível mostrou ser capaz de salvar vidas de pacientes gravemente doentes com o novo coronavírus.
A equipe da Universidade de Oxford divulgou na terça-feira (16) os resultados de um ensaio clínico do medicamento envolvendo mais de 6 mil pacientes.
O ensaio comparou resultados de 2.104 pacientes que foram escolhidos aleatoriamente para receber o esteroide dexametasona, com aqueles de 4.321 pacientes que receberam tratamento normal.
Os pesquisadores disseram que o dexametasona reduziu o risco de morte entre pacientes com complicações respiratórias severas da Covid-19.
O medicamento reduziu a taxa de mortalidade em cerca de 35% para pacientes usando ventiladores mecânicos e em cerca de 20% para aqueles que só precisaram de oxigênio.
O estudo mostra que o medicamento não oferece benefícios significantes a pacientes que não precisaram de suporte respiratório.
O professor Peter Horby, membro da equipe de pesquisa, disse que o medicamento é importante porque ele está amplamente disponível em quase toda farmácia em todo hospital do mundo e é muito barato.
O governo britânico autorizou o uso imediato do dexametasona para tratar pacientes de Covid-19.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Gebreyesus, aplaudiu os resultados dos testes. Ele disse que esse é o primeiro tratamento apresentado que reduziu a mortalidade em pacientes gravemente doentes com Covid-19.
Os pesquisadores dizem que agora estão trabalhando para publicar os detalhes completos do ensaio assim que possível.
Fonte: NHK