A Rohto Pharmaceutical disse na terça-feira (23) que iniciará um ensaio clínico em agosto usando células-tronco para um potencial tratamento para pacientes gravemente doentes da Covid-19.
A fabricante de medicamentos sediada em Osaka disse que essa será a primeira vez no Japão que células-tronco nacionais foram usadas para tal ensaio clínico.
Para confirmar a eficácia e segurança da abordagem terapêutica, a empresa administrará células-tronco mesenquimais derivadas de tecido adiposo de um doador a pacientes em estado grave de Covid-19, a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.
O teste deve ser realizado até dezembro, mas se tudo correr bem ele pode ser finalizado mais cedo, disse a Rohto, acrescentando que fará a solicitação para início do teste junto ao ministério da saúde no fim de junho.
Sob o plano, 6 pacientes de Covid-19 que precisam de ventilação mecânica receberão injeção intravenosa de células uma vez por semana em um total de 4 vezes. Espera-se que as injeções restaurem seus tecidos pulmonares.
“Tem sido reportado no exterior que vidas foram salvas (pela administração de células-tronco), disse Yoshiki Sawa, professor na Escola de Graduação de Medicina da Universidade de Osaka, que está cooperando no ensaio, em uma coletiva de imprensa. “Podemos assumir que seria eficaz contra pneumonia”.
Células-tronco mesenquimais já foram usadas em estudos clínicos para cirrose hepática e insuficiência cardíaca, e elas também foram aplicadas em caráter experimental no exterior.
Fonte: Mainichi