Desde fevereiro, a Nissan vem reduzindo produção no Japão e no exterior (PM)
A Nissan Motor disse na sexta-feira (19) que suspenderá mais turnos em suas 3 fábricas de montagem no Japão devido à queda na demanda, enquanto a montadora enfrenta dificuldades para se recuperar de uma desaceleração nas vendas causada pela pandemia de coronavírus.
Publicidade
A Reuters divulgou os cortes citando pessoas com conhecimento direto sobre o assunto.
Em uma declaração em seu site, a Nissan disse que cancelará todos os turnos da noite em uma de suas unidades de produção em Kyushu no período de 29 de junho a 31 de julho.
Turnos noturnos em sua outra unidade de produção em Kyushu serão suspensos de 20 a 31 de julho, acrescentou.
Além disso, a Nissan suspenderá a produção em sua planta em Oppama (Kanagawa) em 2 dias em julho, enquanto sua fábrica na província de Tochigi será fechada por 8 dias no próximo mês, disse a declaração.
As plantas da montadora normalmente estão fechadas aos fins de semana.
As pessoas com conhecimento direto sobre o assunto disseram à agência Reuters que turnos noturnos na planta de Oppama também seriam cancelados a partir do fim de junho.
Uma porta-voz disse que não havia turnos da noite programados na planta no momento.
Os mais recentes cortes de produção da Nissan ocorrem enquanto montadoras globais estão enfrentando dificuldades devido à queda nas vendas em meio aos fechamentos de fábricas em muitos países no início deste ano para reduzir a propagação do vírus.
Uma decisão final é esperada em breve, disseram as fontes. A Nissan vem reduzindo produção no Japão e no exterior desde fevereiro, iniciando na China.
Vendas e lucros afetados antes do surto do vírus
A montadora japonesa está sendo particularmente afetada porque as vendas e lucros vêm se deteriorando antes do surto do vírus. No mês passado a Nissan revelou um agressivo plano de reestruturação após registrar sua primeira perda anual em 11 anos.
O mais recente corte de produção seria um outro grande prejuízo para sua planta em Kyushu. Grande parte da produção da fábrica é exportada.
A fábrica produz o Rogue, o modelo SUV crossover mais vendido da Nissan, cujas vendas desaceleraram antes de planos para lançar uma versão remodelada neste ano.
Fonte: Asahi