O governo japonês anunciou na quinta-feira (25) que a distribuição dos pares de máscaras de pano a todos os lares no país foi concluída – cerca de 2 meses e meio após o primeiro-ministro Shinzo Abe ter anunciado o programa de distribuição como política-chave para combater o surto de coronavírus.
“O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar foi informado pela Japan Post que as máscaras haviam sido entregues a todos os lares até 20 de junho, incluindo aqueles em ilhas onde levaria mais tempo”, disse o secretário-chefe do Gabinete Yoshihide Suga durante uma coletiva de imprensa em 25 de junho.
Levou cerca de 2 meses para o governo entregar as máscaras, apelidadas de “Abenomasks”, um trocadilho com a mistura da política econômica “Abenomics” promovida pela administração de Abe, após a entrega nacional subcontratada à Japan Post ter começado em 17 de abril.
A iniciativa da entrega das máscaras enfrentou crítica severa, com alguns usuários online dizendo que achavam que era uma brincadeira de 1º de abril, quando o primeiro-ministro Shinzo Abe anunciou a medida nesse dia.
Inicialmente, o governo havia alocado ¥46,6 bilhões para o programa, mas acredita-se que o custo atual tenha totalizado ¥26 bilhões, visto que os gastos com terceirização ficaram menores do que ele havia antecipado.
Fonte: Mainichi