A linha de trem-bala mais usada no Japão, uma artéria de viagem que conecta Tóquio e Osaka, retomará o serviço quase aos níveis do ano passado em julho e agosto, disse sua operadora na quinta-feira (18).
A Tokaido Shinkansen cortou o serviço em resposta à pandemia de coronavírus. A quantidade de usuários não se recuperou aos níveis pré-surto, mas a Central Japan Railway – JR Central busca fornecer espaço suficiente de distanciamento social para os passageiros.
“A partir do ponto de vista de evitar aglomeração, preferimos que os clientes se sentem com espaço extra”, disse o presidente Shin Kaneko.
A JR Central oferece cerca de 310 viagens da Tokaido por dia – queda de um quinto em comparação à média do ano fiscal de 2019. Elas aumentarão para aproximadamente 350 em julho, menos 5% ante o ano anterior e para cerca de 390 em agosto, queda de 3%.
O serviço Nozomi, o trem-bala mais rápido no Japão, visa adicionar dois por hora até o feriado de Obon no verão para aumentar o total para 12, disse Kaneko. O novo cronograma deveria ter entrado em vigor em março, mas o vírus atrasou a mudança.
Fonte: Asia Nikkei