A fabricante britânica de medicamentos AstraZeneca Plc disse na sexta-feira (26) que entrou em acordo com o governo japonês para promover negociações sobre o fornecimento ao Japão da vacina experimental contra Covid-19 que ela está desenvolvendo em conjunto com a Universidade de Oxford.
A unidade da fabricante britânica sediada em Osaka vai cooperar com a Daiichi Sankyo, a Meiji Seika Pharma e a KM Biologics para garantir um fornecimento estável da vacina ao Japão, colaborando em estágios diferentes do processo desde o acondicionamento das ampolas com componentes importados ao armazenamento e envio.
Em Tóquio, o secretário-chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, disse em uma coletiva de imprensa que “o governo está trabalhando firmemente a fim de garantir vacinas necessárias para o Japão”.
Dado o esperado aumento na demanda, preocupações permanecem porque vacinas estrangeiras podem estar limitadas e não disponíveis para a população no Japão.
A AstraZeneca, que é vista entre as líderes na corrida para desenvolver a primeira vacina contra coronavírus do mundo, disse que se comprometeu a oferecer acesso às doses sem fim lucrativo durante a pandemia e está aumentando a produção.
Ela disse que começará o fornecimento comercial da vacina AZD1222, atualmente sob estágio de ensaio clínico, a partir de setembro.
Do fornecimento inicial, 300 milhões de doses serão enviadas aos EUA já em outubro sob um acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país, o qual ofereceu mais de US$1 bilhão à companhia para desenvolver e produzir a vacina.
Fonte: Mainichi