3 cuidados essenciais na hora de ir para o abrigo, sob chuva torrencial

O aguaceiro tem provocado desastres e também vítimas fatais em Kyushu. Em muitas províncias foram emitidos alertas para evacuação.

Imagem: NHK

Se reside em área inundada ou prestes a inundar e as autoridades locais emitiram ordem de evacuação há cuidados essenciais para o deslocamento. É preciso tomar o máximo de cuidado para preservação da vida. 

Publicidade

1 – Vias públicas inundadas

No caso de ter que se deslocar de casa para o abrigo mais próximo, a pé, e a rua ou avenida já estiver inundada é preciso redobrar os cuidados. A recomendação é sempre sair com mais uma pessoa, no mínimo. Deve pegar uma vara ou o guarda-chuva para ir conferindo o estado da pista, pois muitas vezes não é possível enxergar onde pisa. Para não levar um tombo ou pisar em um bueiro, caminhe conferindo.

Imagem: NHK

Se o deslocamento é de carro há risco do motor do carro parar caso a profundidade da inundação chegue a 30 centímetros. Se a profundidade aumentar ainda mais o risco é maior pois não conseguirá abrir a porta. E o pior, pode ser levado pela correnteza. Antes que isso aconteça, pare o carro e desça.

Imagem: NHK

2 – Perigo do deslizamento 

Se reside próximo a alguma encosta ou declive, cuidado na hora de ir para o abrigo. Com a inundação e com o solo instável poderá ocorrer deslizamento. Por isso, se sentir que está em risco busque um prédio robusto na vizinhança e procure ficar no lado oposto da encosta. 

3 – Sem escolha, em casa 

Imagem: NHK

Se perceber que está sem escolha, busque um local mais alto na casa, como no segundo piso, por exemplo. Se estiver em um prédio, use as escadarias e procure se abrigar em um local mais alto, sempre do lado oposto da encosta e do rio.

Procure ficar atento às orientações das autoridades locais e das condições à sua volta para se abrigar. 

Para evitar o contágio do novo coronavírus, lembre-se de usar e levar máscara para o abrigo. 

Para saber mais sobre a linguagem dos alertas toque aqui para conferir.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chuva torrencial força montadoras a interromperem produção

Publicado em 7 de julho de 2020, em Sociedade

Fábricas da Toyota e Mazda nas regiões Chugoku e Kyushu suspendem a produção por causa das fortes chuvas.

Fábricas da Mazda e Toyota nas regiões Chugoku e Kyushu suspendem produção por causa da chuva torrencial (banco de imagens/PM)

Montadoras japonesas estão interrompendo a produção nas regiões Kyushu e Chugoku devido à chuva torrencial.

Publicidade

A Mazda suspendeu a produção na manhã desta terça-feira (7) em sua fábrica principal em Hiroshima e em outra instalação em Yamaguchi. Ambas as províncias fazem parte da região Chugoku.

A montadora disse que pretende garantir a segurança de seus trabalhadores e parceiros de negócios. A empresa decidirá se abrirá suas plantas no fim do dia, após verificar as condições do clima.

A Toyota Motor Kyushu suspendeu a produção diurna em uma planta de montagem e em duas fábricas de peças na província de Fukuoka, que fica na região Kyushu.

Chuvas torrenciais vêm atingindo a região Kyushu, sudoeste do Japão, ao longo dos últimos 4 dias. Dezenas de pessoas morreram, enquanto a busca por desaparecidos continua.

A agência de meteorologia e autoridades pedem às pessoas que continuem em alerta contra inundações e deslizamentos.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão