Se reside em área inundada ou prestes a inundar e as autoridades locais emitiram ordem de evacuação há cuidados essenciais para o deslocamento. É preciso tomar o máximo de cuidado para preservação da vida.
1 – Vias públicas inundadas
No caso de ter que se deslocar de casa para o abrigo mais próximo, a pé, e a rua ou avenida já estiver inundada é preciso redobrar os cuidados. A recomendação é sempre sair com mais uma pessoa, no mínimo. Deve pegar uma vara ou o guarda-chuva para ir conferindo o estado da pista, pois muitas vezes não é possível enxergar onde pisa. Para não levar um tombo ou pisar em um bueiro, caminhe conferindo.
Se o deslocamento é de carro há risco do motor do carro parar caso a profundidade da inundação chegue a 30 centímetros. Se a profundidade aumentar ainda mais o risco é maior pois não conseguirá abrir a porta. E o pior, pode ser levado pela correnteza. Antes que isso aconteça, pare o carro e desça.
2 – Perigo do deslizamento
Se reside próximo a alguma encosta ou declive, cuidado na hora de ir para o abrigo. Com a inundação e com o solo instável poderá ocorrer deslizamento. Por isso, se sentir que está em risco busque um prédio robusto na vizinhança e procure ficar no lado oposto da encosta.
3 – Sem escolha, em casa
Se perceber que está sem escolha, busque um local mais alto na casa, como no segundo piso, por exemplo. Se estiver em um prédio, use as escadarias e procure se abrigar em um local mais alto, sempre do lado oposto da encosta e do rio.
Procure ficar atento às orientações das autoridades locais e das condições à sua volta para se abrigar.
Para evitar o contágio do novo coronavírus, lembre-se de usar e levar máscara para o abrigo.
Para saber mais sobre a linguagem dos alertas toque aqui para conferir.
Fonte: NHK