No feriado prolongado que começou na quinta-feira (23) foram registrados diversos acidentes nas águas.
No Rio Yodo, em Settsu (Osaka), uma testemunha chamou pelo 119 para socorrer mãe e filho, na quinta-feira, por volta das 14h. O menino, estudante do primário, estava se afogando e a mãe tentou salvá-lo. Ele conseguiu se salvar subindo em uma rocha mas a mãe foi levada pela correnteza e os bombeiros fizeram busca mas não foi encontrada.
No mesmo dia, por volta das 17h50, uma pessoa viu uma criança boiando na fonte e chamou pelo socorro. Foi no Parque Takefu Chuo, na cidade de Echizen (Fukui). Os bombeiros resgataram uma criança de 2 anos, a qual morreu 1 hora depois no hospital.
O menino estava brincando na fonte, diâmetro de 20 metros e 70 centímetros de profundidade. A mãe relatou que foram brincar no parque e a polícia investiga a circunstância do afogamento.
Afogamentos no mar e na cachoeira
Um homem de Suita (Osaka), de 59 anos, estava fazendo snorkeling para observar e fotografar as tartarugas marinhas no mar em Miyako (Okinawa), por volta das 8h58 de sábado (25).
Seu amigo pediu socorro e, de acordo com a Guarda Costeira de Miyakojima, a vítima usava óculos, snorkel e nadadeiras subaquáticas, mas não vestia colete salva-vidas. Cerca de 1 hora depois morreu no hospital.
Na tarde do mesmo dia um ginasial derrubou seu chinelo da ponte da marina do Porto de Ginowan (Okinawa), por isso, pulou no mar para recuperá-lo. Como se afogou o amigo se jogou na água para salvá-lo. Esse também se afogou e os dois foram salvos por um terceiro.
Por volta das 11h20 de domingo (26) os bombeiros receberam uma chamada dizendo “o homem entrou na cachoeira e não voltou”, em Arima, Kita-ku, cidade de Kobe (Hyogo).
Ele, de 48 anos, é dono de uma loja que promove trilhas nas montanhas. Estava acompanhando 3 mulheres e uma delas entrou no local raso do rio para se refrescar quando se afogou. Para salvá-la se jogou na água e se perdeu na bacia da cachoeira.
Os bombeiros o resgataram mas morreu cerca de 2 horas depois no hospital. A bacia tem 2 metros de profundidade.
Fontes: NHK, YTV, Yomiuri, Ryukyu Shimpo, Kobe Shimbun, FNN e MBS