Na quarta-feira (29) foram 93 testados positivo em Nagoia enquanto na província a soma foi de 167, portanto, 56% do total de Aichi. Na somatória geral são 1.445 casos e 35 óbitos.
A maioria (61) das pessoas infectadas em Nagoia não sabem de onde e a faixa etária é ampla – de criança de jardim de infância a idosos. Mas já foram detectados pelo menos 3 clusters de infecção. A capital de Aichi está tendo o que se chama infecção explosiva, analisou Kiyofumi Asai, inspetor médico da cidade.
O prefeito Takashi Kawamura realizou uma coletiva de imprensa na noite de quarta-feira e declarou “gostaria de aliviar a ansiedade dos cidadãos” informando que ampliará o número de testes PCR diariamente, assegurará mais leitos para tratamento e adotará esclarecimentos aos jovens nas áreas centrais para que evitem aglomerações.
Também mandou um recado para as casas noturnas que não cumprem as medidas preventivas afirmando que irá divulgar os nomes.
O nível de vigilância da província aumentou. Por isso, a Torre de Nagoia e Oasis 21 passaram da iluminação de cor amarela para laranja.
Nas províncias vizinhas, Gifu também teve número histórico de novos casos, com 30. O governador pediu para seu povo evitar de ir jantar ou beber no centro de Nagoia.
Em Mie foram 10 testados positivo, na faixa de teen aos 80, sendo 5 de Yokkaichi.
Fontes: Tokai TV, Asahi e Nagoya TV