A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ emitiu um alerta de emergência de chuva forte para partes das províncias de Kumamoto e Kagoshima na região Kyushu. O dilúvio visto uma vez em décadas é o nível de alerta mais alto em uma escala de 1 a 5.
Autoridades estão pedindo que pessoas em designadas áreas evacuem ou se mantenham em locais seguros. O alerta foi emitido para 16 municípios em Kumamoto e 4 em Kagoshima.
A AMJ diz que ar quente e úmido fluindo em direção a uma frente (divisa entre duas massas de ar com características distintas), acompanhado por um sistema de baixa pressão, criou condições atmosféricas instáveis em ampla área do Japão, com uma banda de nuvens de chuva cobrindo Kyushu.
Um forte aguaceiro trouxe mais de 100 mm de chuva em 1 hora em partes da província de Kumamoto.
Uma alerta de deslizamento está em vigor para algumas áreas das províncias de Kumamoto, Kagoshima e Miyazaki, na região Kyushu, assim como em Shizuoka, na central do Japão.
Segundo autoridades locais, o Rio Kuma transbordou em vários locais na província de Kumamoto. De acordo com relatos, alguns outros rios em Kagoshima, Kumamoto e Miyazaki também correm alto risco de transbordar.
A frente continuará instalada de domingo em diante, possivelmente trazendo mais chuva, principalmente para o oeste do país.
A AMJ também está alertando sobre inundações em áreas baixas, transbordamento de rios, assim como queda de raios e rajadas de vento.
熊本県芦北町宮浦で4日午前6時半ごろ住宅の2階から撮影された映像です。
茶色く濁った水が住宅街の道路をものすごい勢いで流れていく様子が確認できます。https://t.co/C5iF742Fes pic.twitter.com/u5ykuAHusZ— NHKニュース (@nhk_news) July 3, 2020
Cerca de 75 mil residentes nas províncias de Kumamoto e Kagoshima receberam ordem de evacuação na manhã deste sábado, visto que as fortes chuvas causaram inundações e deslizamentos.
Fonte: NHK